Fondue de Queijos
O inverno finalmente chegou e, com ele, está declarada oficialmente a temporada de comidas reconfortantes. A fondue é uma delas, porém, nesta versão abrasileirada, ela ganha sabores típicos da culinária brasileira como o do queijo minas e o da cachaça. A responsável por isso, claro, só poderia ser a minha musa inspiradora: Rita Linda Lobo.
Diferentemente das versões prontas vendidas no supermercados, as quais apresentam um teor de queijo inferior a 50% da composição final, a fondue preparada em casa leva muito queijo. E quando eu falo queijo, é queijo mesmo!
O queijo minas deu um toque todo especial à receita bem como o shot de cachaça. Como acompanhamento, eu preparei o rosbife de panela (maravilhoso, por sinal, e também receita Panelinha), cubinhos de pão com fermentação natural, batatinhas assadas com ervas e brócolis cozido no vapor. Ficou espetacular!
Como eu não encontrei o meu rechaud, servi a fondue no pão. Achei incrível como ele mantém a temperatura. Porém, servia aos poucos, enquanto a maior parte da fondue permanecia em fogo baixíssimo para não endurecer.
Super recomendo essa preparação. É bem fácil, fica saborosíssima e, com certeza, vai render boas histórias!