Cheesecake Clássica com Calda de Morangos
Ainda não acredito como eu passei tanto tempo sem testar esta receita M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. É sério. Isso aqui é um pedaço do céu na forma de comida... Além de linda, é deliciosa. Tudo bem que é um pouco gordinha, mas né, uma vez na vida e outra na morte não faz mal a ninguém! Portanto, PERMITA-SE!
Cream Cheese nunca foi a minha praia. Aliás, evito ao máximo tudo que leva o tal do dito cujo, mas, como a receita original exige o uso do mesmo, quem sou eu para questionar! Óbvio que, agora que eu já testei a receita clássica, vou buscar alternativas de substituições para o tal do queijinho... E, pelo o que eu já dei uma olhada, o pessoal é BEM criativo nas substituições... Vi uma receita que leva ricota no lugar do fulaninho. Se fica bom? Ainda não sei, mas vou testar. Um dia. Quem sabe. hahahahaha
Esta receita eu preparei todo desconfiado. Não sabia se iria dar certo e somente acreditei que ela era isso mesmo quando a parti e peguei a primeira fatia. Mesmo com o perfume que inundava a cozinha durante o seu cozimento, ainda fiquei com medo. Mas, o que realmente importa é que ela é muito mais do que a foto apresenta. É uma obra de arte.
A harmonia dos sabores é espetacular. O Gui Poulain do Moldando Afeto, e autor do livro Cartas Amarelas, é o chefe por trás desta receita maravilhosa. Ele, literalmente, converte comida em poesia e vice-versa.
Aconselho a fazerem a receita seguindo o passo a passo ao pé da letra. Isso faz a total diferença. Se você, por acaso, não gostar de frutas vermelhas, utilize frutas que mais gostar.
Para a Chessecake
Ingredientes
160g de biscoito maisena
80g (7 colheres de sopa) de manteiga sem sal
1/2 colher (chá) de canela
600g de cream cheese
150g (1 xícara) de açúcar
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) suco de limão
3 ovos
Modo de Preparo
1 - Pré aqueça o forno a 160ºC. No liquidificador, triture o biscoite de maisena. Feito isso, coloque os biscoitos triturados numa tigela, acrescente a manteiga, a canela e, com as mãos, misture até obter uma massa úmida. Deposite a massa formada numa forma de fundo falso de 23 cm de diâmetro, apertando bem contra o fundo, apenas. Reserve.
2 - Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese e bata até amaciar bem. Diminua a velocidade da batedeira e adicione, então, aos poucos, o açúcar. Repita o procedimento com a baunilha, com o suco de limão e com os ovos. Bata até a massa ficar homogênea.
3 - Deposite o recheio sobre a massa e leve ao forno pré aquecido por 60 minutos. A torta estará pronta quando, ao olhar, o recheio apresente um aspecto fosco e, talvez, com algumas rachaduras. Deixe esfriar em temperatura ambiente e, depois, leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.
Para a Calda
Ingredientes
300g de morango
100g (3/4 xícara) de açúcar
Suco de um limão
Modo de Preparo
1 - Lave os morangos, retire os cabinhos e pique-os grosseiramente. Coloque numa panela com o açúcar e o suco de limão.
2 - Leve a panela ao fogo baixo, e mexa de vez em quando até que tome consistência de calda. Se quiser uma calda bem lisinha, bata a mistura no liquidificador ou sirva, de maneira rústica, cheia de pedaços de morango mesmo.
(Receita do Gui Poulain disponível em: Moldando Afeto)